Resumão do Brasileirão, o desfecho dos times no campeonato nacional

Fla campeão, oito na libertadores e rebaixamento do Vasco. Tudo sobre como terminou o campeonato brasileiro 2020.

Texto: Thomaz Henrique Mendes 

Na noite dessa quinta-feira, tivemos a 38° e última rodada do Brasileirão. Para os que falam que o campeonato por pontos corridos não tem emoção, foi um balde de água fria, isso porque após o término da partida entre São Paulo e Flamengo, em São Paulo, o Internacional ainda poderia ser campeão. Os jogadores do Flamengo acompanharam, com angústia, o outro jogo pelo celular e só comemoraram o título após o apito final do jogo de Porto Alegre.


Classificação final

Equipes

PTs

1.       Flamengo

71

2.       Internacional

70

3.       Atlético-MG

68

4.       São Paulo

66

5.       Fluminense

64

6.       Grêmio

59

7.       Palmeiras

58

8.       Santos

54

9.       Athletico-PR

53

10.   Bragantino

53

11.   Ceará

52

12.   Corinthians

51

13.   Atlético-GO

50

14.   Bahia

44

15.   Sport

42

16.   Fortaleza

41

17.   Vasco

41

18.   Goiás

37

19.   Coritiba

31

20.   Botafogo

27

 

Flamengo campeão


Após assumir a liderança na penúltima rodada, o rubro negro precisava só de si para ser o campeão. Porém na última rodada perdeu para o São Paulo, por dois a um, assim ficou dependente do jogo entre Internacional e Corinthians, este por sua vez acabou em 0 x 0. Com esse resultado o Flamengo ficou com o título nacional por causa de um ponto. Conquistando o título pelo segundo ano consecutivo.

Libertadores

Flamengo, Inter, Atlético-MG e São Paulo já estão garantidos na fase de grupos do campeonato continental, pois são os quatro primeiros colocados. O quinto e o sexto disputam a fase preliminar do torneio. Como Grêmio e Palmeiras estão em sexto e sétimo respectivamente, e o Palmeiras que já é o campeão da Libertadores tem uma vaga garantida, o Santos, que ficou em oitavo disputará a fase preliminar. Se já não bastasse toda essa confusão, caso o Grêmio (sexto) vença o Palmeiras na final da Copa do Brasil, o que garante uma vaga direta à Libertadores, o Fluminense (quinto) disputará a fase de grupos, caso o Grêmio não vença, o Flu disputa a fase preliminar.

 

Sul-americana

Por conta da abertura de vagas citada no parágrafo anterior, a Copa Sul-americana terá os brasileiros que ficaram entre a nona e a décima quarta posição, são eles respectivamente: Athletico-PR, Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético-GO e Bahia.

 

Ufa!

Sport e Fortaleza simplesmente ficam na primeira divisão, pois ficaram em 15° e 16°. O Fortaleza deu sorte, porque só não foi rebaixado por conta do saldo de gols, que foi maior que o do primeiro rebaixado, o Vasco.

Adeus série A e olá série B

Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo são os rebaixados do Brasileirão 2020. Com isso o estado do Rio de Janeiro terá apenas dois representantes em 2021. É a quarta vez que o Vasco da Gama disputará a segunda divisão, as outras foram em 2009, 2014 e 2016

Bem-vindos a série A


A campeã da série B, Chapecoense está de volta a elite, assim como América-MG, Juventude e Cuiabá. Dessa maneira o Rio Grande do Sul terá três representantes, o Juventude que subiu além de Grêmio e Inter. O Mato Grosso terá um representante na elite após 35 anos, o Operário Várzea-Grande foi o último, em 1986. O Cuiabá disputará a primeira divisão pela primeira vez, isso porque o time só foi fundado em 2001.

Destaque

Na noite dessa sexta-feira (26) a CBF elegeu os melhores do campeonato. Claudinho foi eleito o melhor jogador da competição, o meia do Bragantino também foi eleito como jogador revelação. Ele também foi um dos artilheiros do campeonato ao lado de Luciano, do São Paulo, com 18 gols.



Comentários

  1. Mesmo sem torcida, o campeonato Brasileiro foi um dos mais disputados dos últimos anos. Agora vamos para 2021. Parabéns Thomaz , disse tudo no comentário. Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Destaques

Bayern vence Tigres e é campeão mundial

Vitória no Sufoco

14 anos depois, Libertadores volta a ter final entre brasileiros